Por Felipe Gama/F1 Notícias
A coordenadora da Assistência Farmacêutica do município de Ipirá, Arikelly Gomes, fez um alerta importante à população: pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos devem estar atentos à validade de suas receitas médicas.
Segundo Arikelly, muitos pacientes ainda apresentam prescrições antigas, datadas entre 2019 e 2023, o que impossibilita a dispensação dos medicamentos pelas unidades de saúde. “Estamos reforçando a necessidade de renovação das receitas, especialmente para quem utiliza medicamentos como losartana, metformina, entre outros de uso contínuo. É fundamental que o paciente retorne ao médico para realizar novos exames e avaliar a real necessidade do tratamento, se deve continuar, ajustar a dosagem ou fazer alterações”, explicou.
A validade máxima da receita, conforme orientações da coordenação, é de um ano. A medida visa garantir segurança, monitoramento adequado do tratamento e uso racional dos medicamentos.
A orientação é que os pacientes procurem sua unidade de saúde de referência para agendar nova consulta médica e garantir a continuidade do tratamento de forma segura e responsável.